Segundo os registros históricos da época, as Irmãs Sacramentinas dispunham de duas casas em Salvador: Penha e São Raimundo, tendo como Superiora Geral Madre Marie Ernest, que desejava reunir essas casas em uma só.
Providências legais foram tomadas e, espiritualmente, uniram-se em orações para encontrar um terreno adequado. Em 1926, no bairro do Garcia, em Salvador, a Congregação das Religiosas do SS. Sacramento adquiriu um terreno — uma verdadeira chácara — para a construção do Colégio e da Casa Regional.
O Colégio na Casa da Penha, que havia sido aberto no ano da graça de 1905, foi fechado em janeiro de 1928. A casa, pertencente ao Arcebispado, precisava de grandes reparos, o que levou as Irmãs a se mudarem para São Raimundo, à espera da inauguração do novo colégio no Garcia — para onde a maioria das pensionistas prometeu retornar.
No dia 3 de março de 1928, às 15h, na presença de numeroso clero regular e secular, famílias da sociedade e representantes das autoridades, o Colégio SS. Sacramento — novamente edificado na Bahia — foi solenemente abençoado e inaugurado por Mons. Flaviano Osório Pimentel, Cura Arcipreste da Catedral, representando o Arcebispo da Bahia, que se encontrava no Rio de Janeiro.
Entre os anos de 1945 e 1955, o colégio passou por ampliações, com a construção de novas salas de aula, lavanderia mecânica e, em 1947, foi inaugurado um auditório com capacidade para 480 cadeiras.
Hoje somos um colégio com mais de 90 anos de tradição, promovendo uma educação contemporânea que se renova a cada geração. Com base nos ideais do Bem-aventurado Pierre Vigne, valorizamos as singularidades de cada estudante, oferecendo um ensino de qualidade, com um olhar atento e cuidadoso.
Nosso compromisso é, e sempre será, com a busca contínua pelo crescimento integral do ser humano, mantendo engajados todos os que participam desse processo educativo. Buscamos promover, na prática, o diálogo, a igualdade de direitos e deveres e um ambiente onde todos possam exercer a liberdade orientada pela responsabilidade, respeito às diferenças, solidariedade, perdão, criatividade, ética e amor.