A 2 de fevereiro de 1905, as Irmãs Sacramentinas chegaram à cidade de Cachoeira para assumir a direção do “Asilo Filhas de Ana”, que aí funcionava desde setembro de 1891 para o cuidado e educação de meninas órfãs.
Neste estabelecimento, desde o início, as três Irmãs que iniciaram a missão — Ir. Maria dos Mártires, Ir. Marcelina Clement e Ir. Jacinta Lecerneau — prepararam com seu trabalho e dedicação o terreno fértil para o desabrochar da obra. Em 1926, foi reconhecido pelo Estado o curso primário e acrescido de prendas e trabalhos domésticos, para que as meninas órfãs e pobres tivessem, mais tarde, um meio de sobrevivência.
Hoje, a missão sacramentina continua, nesta cidade histórica, através do Ensino Fundamental, servindo às famílias, educando crianças e jovens de ambos os sexos, na preocupação de dar-lhes a formação humana e cristã, atendendo aos princípios que exercitam a pedagogia sacramentina.
Muitas gerações já passaram e a semente lançada vem desabrochando e espalhando os frutos dessa presença das Irmãs, desenvolvendo o Projeto Educativo Sacramentino.
O Colégio de Cachoeira, cujo nome atual é Colégio SS. Sacramento, tem na sua história a marca do sacrifício, do esforço e dedicação de quantas Irmãs que por aí passaram e pelas que, atualmente, prosseguem, implantando nos corações de crianças e jovens os valores que promovem a pessoa humana de maneira integral.